Ensino Médio
A Proposta pedagógica do Ensino Médio é pautada na possibilidade de construir uma sólida formação cultural, cujo conteúdo seja suficiente para atender às exigências do ENEM e dos Vestibulares. Para isso, num trabalho integrado, as disciplinas são trabalhadas como objetivo de desenvolver as cinco competências e as vinte e uma habilidades que são avaliadas no ENEM.
Avaliações e tarefas individualizadas, simulados, avaliações com blocos de disciplinas são aplicados durante todo o ano letivo, numa estrutura de colaboração, complementaridade e integração entre os conteúdos das diversas áreas cognitivas. A preparação para a vida e para o vestibular está inserida nas atividades executadas em sala de aula e é propósito de cada educador e de todos os educadores Servita.
Novo Ensino Médio
Inovação do presencial ao digital
A palavra sustentabilidade entrou para o cenário global no início deste milênio, objetivando não somente direcionar um pensar mais profundo sobre o planeta Terra, mas também, um pensar mais reflexivo e um olhar mais amoroso sobre a Educação. E para tal, buscamos reeducar nosso olhar e todos os nossos sentidos para reacender a esperança num futuro possível e promissor.
Estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais é um dos objetivos que abre nossa visão educacional, neste momento de mudanças necessárias e urgentes. A importância dessas mudanças para o desenvolvimento e capacidade de lidar com situações desafiadoras, já inseridas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tornou-se mais evidente neste período vivido por todos e em todo o mundo.
Por isso, nosso engajamento com o Sistema de Ensino Positivo para implementar o Novo Ensino Médio em nossa Escola, está fundamentado no compromisso de promover uma educação mais humana para formar cidadãos tolerantes, empáticos que saibam conviver com o próximo e respeitar as diferenças.
Despertar habilidades como autoconhecimento, criatividade e flexibilidade, eis o ponto-chave da educação do futuro ao lado, claro, de conteúdo de qualidade.
Para fazer frente a tudo isso, os educadores Servita, na sua totalidade, lado a lado com a família e, sobre tudo com os alunos buscam, a partir de agora, abraçar as inúmeras mudanças que estão acontecendo no Brasil e no mundo, como as transformações digitais, sociais, humanas e profissionais.
O Novo Ensino Médio está aí, para isso. E vem ao encontro dessa inovadora estrutura educacional: a formação integral do aluno, tornando-o apto a fazer escolhas que farão a grande diferença num futuro muito próximo.
Proposta Pedagógica
A Escola Servita Regina Pacis alicerça sua Proposta Pedagógica em quatro grandes pilares:
1º Pilar
Nos princípios éticos, morais e espirituais de sua fundadora, Madre Maria Cecília Juliana de São José, que legou aos educadores Servita a missão de “educar integralmente as crianças e os jovens, a exemplo e do jeito da Virgem Maria, amando-os em Jesus e formando-os para que sejam capazes de agir segundo os princípios do Evangelho”.
2º Pilar
APRENDER A APRENDER
Buscando uma educação e formação que prepara o ser humano para discernir o bem no mundo de contradições e para enfrentar as mudanças da sociedade em crescente transformação.
APRENDER A FAZER
Adquirir habilidades e competências que venham desenvolver a autonomia nos aspectos intelectuais, cognitivos, afetivos, sociais e morais.
APRENDER A SER
A pessoa humana cuja identidade pessoal e coletiva revele uma saudável consciência crítica.
APRENDER A CONVIVER
Com seu igual, respeitando as diferenças, valorizando a pluralidade das pessoas e o aprendizado cooperativo.
3º Pilar
Numa Educação em valores, fundamentada nos princípios Servita – justiça, respeito, solidariedade, partilha, compromisso, humildade, simplicidade, perdão, responsabilidade.
4º Pilar
Nos Projetos de Trabalho, segundo Dr. Fernando Hernández, cuja finalidade é recriar o papel da Escola, levando em conta as transformações sociais e culturais, numa relação constante entre currículo básico e os problemas reais. De caráter interdisciplinar, a Escola desenvolve um projeto piloto e abrangente – da Educação Infantil ao Ensino Médio.