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Ensino Fundamental

1º ao 5º Ano

No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica se norteia de maneira globalizada, reunindo os conteúdos das diversas áreas do conhecimento, os temas transversais e o contexto social.

 

A organização pedagógica é enriquecida com aulas programadas e executadas no laboratório de informática, com objetivos de desenvolver a habilidade para pesquisar, o raciocínio lógico e crítico e aquisição de conhecimentos básicos de computação. Dá-se destaque à leitura, à escrita e à produção textual como atividades diárias de sala e extraclasse.

Ensino Fundamental 2

6º ao 9º Ano

A linha mestra da proposta pedagógica Servita, desse segmento, é a construção de uma sólida formação cultural, considerando os conteúdos, sempre que possível, contextualizados e relacionados tanto ao cotidiano quanto às disciplinas entre si.

Os Temas Transversais permeiam os assuntos trabalhados em cada disciplina, numa abordagem pedagógica que prioriza o contexto social no qual cada assunto está inserido. O elo que se estabelece entre o tema transversal e o conteúdo programático acontece com a inserção de leituras, experimentos e pesquisas que favorecem o trabalho dos temas.

As tarefas de casa, os trabalhos em grupo, a monitoria, a informática são recursos que validam o fazer pedagógico individual e coletivo, com visitas à construção do saber comprometido com o cognitivo, com o social, com o afetivo e com o bem-estar de cada aluno. Nesse segmento, intensificam-se a leitura e a produção textual, através de obras literárias trabalhadas de maneira lúdica, às vezes, e, outras vezes de maneira formal e informal.

Proposta Pedagógica

A Escola Servita Regina Pacis alicerça sua Proposta Pedagógica em quatro grandes pilares:

1º Pilar

Nos princípios éticos, morais e espirituais de sua fundadora, Madre Maria Cecília Juliana de São José, que legou aos educadores Servita a missão de “educar integralmente as crianças e os jovens, a exemplo e do jeito da Virgem Maria, amando-os em Jesus e formando-os para que sejam capazes de agir segundo os princípios do Evangelho”.

2º Pilar

APRENDER A APRENDER

Buscando uma educação e formação que prepara o ser humano para discernir o bem no mundo de contradições e para enfrentar as mudanças da sociedade em crescente transformação.

 

APRENDER A FAZER

Adquirir habilidades e competências que venham desenvolver a autonomia nos aspectos intelectuais, cognitivos, afetivos, sociais e morais.

 

APRENDER A SER

A pessoa humana cuja identidade pessoal e coletiva revele uma saudável consciência crítica.

 

APRENDER A CONVIVER

Com seu igual, respeitando as diferenças, valorizando a pluralidade das pessoas e o aprendizado cooperativo.

3º Pilar

Numa Educação em valores, fundamentada nos princípios Servita – justiça, respeito, solidariedade, partilha, compromisso, humildade, simplicidade, perdão, responsabilidade.

4º Pilar

Nos Projetos de Trabalho, segundo Dr. Fernando Hernández, cuja finalidade é recriar o papel da Escola, levando em conta as transformações sociais e culturais, numa relação constante entre currículo básico e os problemas reais. De caráter interdisciplinar, a Escola desenvolve um projeto piloto e abrangente – da Educação Infantil ao Ensino Médio.

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