Ensino Fundamental
1º ao 5º Ano
No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica se norteia de maneira globalizada, reunindo os conteúdos das diversas áreas do conhecimento, os temas transversais e o contexto social.
A organização pedagógica é enriquecida com aulas programadas e executadas no laboratório de informática, com objetivos de desenvolver a habilidade para pesquisar, o raciocínio lógico e crítico e aquisição de conhecimentos básicos de computação. Dá-se destaque à leitura, à escrita e à produção textual como atividades diárias de sala e extraclasse.
Ensino Fundamental 2
6º ao 9º Ano
A linha mestra da proposta pedagógica Servita, desse segmento, é a construção de uma sólida formação cultural, considerando os conteúdos, sempre que possível, contextualizados e relacionados tanto ao cotidiano quanto às disciplinas entre si.
Os Temas Transversais permeiam os assuntos trabalhados em cada disciplina, numa abordagem pedagógica que prioriza o contexto social no qual cada assunto está inserido. O elo que se estabelece entre o tema transversal e o conteúdo programático acontece com a inserção de leituras, experimentos e pesquisas que favorecem o trabalho dos temas.
As tarefas de casa, os trabalhos em grupo, a monitoria, a informática são recursos que validam o fazer pedagógico individual e coletivo, com visitas à construção do saber comprometido com o cognitivo, com o social, com o afetivo e com o bem-estar de cada aluno. Nesse segmento, intensificam-se a leitura e a produção textual, através de obras literárias trabalhadas de maneira lúdica, às vezes, e, outras vezes de maneira formal e informal.
Proposta Pedagógica
A Escola Servita Regina Pacis alicerça sua Proposta Pedagógica em quatro grandes pilares:
1º Pilar
Nos princípios éticos, morais e espirituais de sua fundadora, Madre Maria Cecília Juliana de São José, que legou aos educadores Servita a missão de “educar integralmente as crianças e os jovens, a exemplo e do jeito da Virgem Maria, amando-os em Jesus e formando-os para que sejam capazes de agir segundo os princípios do Evangelho”.
2º Pilar
APRENDER A APRENDER
Buscando uma educação e formação que prepara o ser humano para discernir o bem no mundo de contradições e para enfrentar as mudanças da sociedade em crescente transformação.
APRENDER A FAZER
Adquirir habilidades e competências que venham desenvolver a autonomia nos aspectos intelectuais, cognitivos, afetivos, sociais e morais.
APRENDER A SER
A pessoa humana cuja identidade pessoal e coletiva revele uma saudável consciência crítica.
APRENDER A CONVIVER
Com seu igual, respeitando as diferenças, valorizando a pluralidade das pessoas e o aprendizado cooperativo.
3º Pilar
Numa Educação em valores, fundamentada nos princípios Servita – justiça, respeito, solidariedade, partilha, compromisso, humildade, simplicidade, perdão, responsabilidade.
4º Pilar
Nos Projetos de Trabalho, segundo Dr. Fernando Hernández, cuja finalidade é recriar o papel da Escola, levando em conta as transformações sociais e culturais, numa relação constante entre currículo básico e os problemas reais. De caráter interdisciplinar, a Escola desenvolve um projeto piloto e abrangente – da Educação Infantil ao Ensino Médio.