Educação Infantil
A Educação Infantil se destaca por uma abordagem educativa que prioriza o conhecimento e o controle do próprio corpo, visando a construção de uma autoimagem positiva.
O aspecto lúdico, o ambiente escolar, os espaços livres, e a combinação de recursos materiais e humanos, aliados à disciplina e à variedade de atividades propostas pelos projetos pedagógicos, fazem desse segmento o ideal para atender às necessidades educacionais da criança na atualidade.
O faz-de-conta, os passeios pedagógicos, o parquinho, as salas de multimídia, psicomotricidade e artes são espaços e atividades essenciais onde a prática pedagógica se concretiza, promovendo o desenvolvimento social, afetivo e emocional, de acordo com a proposta educativa Servita.
Proposta Pedagógica
A Escola Servita Regina Pacis alicerça sua Proposta Pedagógica em quatro grandes pilares:
1º Pilar
Nos princípios éticos, morais e espirituais de sua fundadora, Madre Maria Cecília Juliana de São José, que legou aos educadores Servita a missão de “educar integralmente as crianças e os jovens, a exemplo e do jeito da Virgem Maria, amando-os em Jesus e formando-os para que sejam capazes de agir segundo os princípios do Evangelho”.
2º Pilar
APRENDER A APRENDER
Buscando uma educação e formação que prepara o ser humano para discernir o bem no mundo de contradições e para enfrentar as mudanças da sociedade em crescente transformação.
APRENDER A FAZER
Adquirir habilidades e competências que venham desenvolver a autonomia nos aspectos intelectuais, cognitivos, afetivos, sociais e morais.
APRENDER A SER
A pessoa humana cuja identidade pessoal e coletiva revele uma saudável consciência crítica.
APRENDER A CONVIVER
Com seu igual, respeitando as diferenças, valorizando a pluralidade das pessoas e o aprendizado cooperativo.
3º Pilar
Numa Educação em valores, fundamentada nos princípios Servita – justiça, respeito, solidariedade, partilha, compromisso, humildade, simplicidade, perdão, responsabilidade.
4º Pilar
Nos Projetos de Trabalho, segundo Dr. Fernando Hernández, cuja finalidade é recriar o papel da Escola, levando em conta as transformações sociais e culturais, numa relação constante entre currículo básico e os problemas reais. De caráter interdisciplinar, a Escola desenvolve um projeto piloto e abrangente – da Educação Infantil ao Ensino Médio.